quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Proposta de Informática Educativa

Faculdade de Imperatriz- FACIMP

1 - INTRODUÇÃO


A tecnologia durante algumas épocas passou por vários estudos que foram se desenvolvendo a fim de analisá-las com o intuito de utilizá-los como recurso na prática educativa, rompendo assim com as paredes da sala de aula e da escola, pois a sociedade como um todo está rodeada deste mundo tecnológico, cabendo a escola adequar-se a esse movimento.

Nesta perspectiva, acredita-se que a sociedade hoje é vista como um mundo informatizado, pois com o surgimento da tecnologia proporcionou ao ser humano maior facilidade para obter informações através da televisão, rádio e pelo computador, um dos meios tecnológico que oferece muitos conhecimentos.

Assim, cabe a escola proporcionar esse mundo informatizado aos alunos, procurando a partir de um simples recurso tornar uma aula agradável, onde todos participem e se sintam motivados a aprender. Vale lembrar que a escola deve ensinar o aluno a utilizar esses recursos a fim de obter autonomia no acesso a informações.

Para alcançarmos esse mundo informatizado com pessoas responsáveis é necessário que tanto a escola como toda a sociedade se una nessa missão, no sentido de promover um individuo consciente de que a tecnologia faz parte da vida de todo ser humano.

O ser humano possui uma extraordinária capacidade de aprender. Com isso ocorre, qual papel da escola e do professor? Descreva sua compreensão sobre o processo de aprendizagem, bem como sobre a função da escola e o papel do professor.

Em síntese o processo de aprendizagem pode ser definido como o processo onde o individuo adquire novos conhecimentos para que posteriormente mude seu comportamento e desenvolva competências assim a aprendizagem é bastante complexa, pois envolve aspectos cognitivos culturais emocionais etc. nesta perspectiva todo o processo de aprendizagem é viabilizado a partir de motivação.


Assim cabe a escola promover uma ação educativa que contemple metodologias a fim de despertar tais aprendizados promovendo formação continuada para os professores etc. È função da escola realizar a mediação sistematizado que ele tem que aprender.

Enfim o professor deve ser aliado na construção do aluno e não simplesmente um transmissor de conteúdos este deve ainda está aberto para as continuas mudanças que ocorre no nosso dia-a-dia.


2- O PROCESSO DE FORMAÇÃO ESCOLAR E A UTILIZAÇÃO DA INFORMATICA


Em síntese o processo de aprendizagem pode ser definido como o processo onde o individuo adquire novos conhecimentos para que posteriormente mude seu comportamento se desenvolva competências, assim a aprendizagem é bastante complexa, pois envolve aspectos cognitivos, culturais, emocionais, etc. Nesta perspectiva todo o processo de aprendizagem é viabilizado a partir de motivação.

Assim, cabe a escola promover uma ação educativa que contemple metodologias a fim de despertar tais aprendizados promovendo formação continuada para os professores, etc. É função da escola realizar a mediação entre o conhecimento que o aluno já possui com o já sistematizado que ele tem que aprender. Enfim, o professor deve ser um aliado na construção do conhecimento e não simplesmente um transmissor de conteúdos , este deve ainda está aberto para as continuas mudanças que ocorre no nosso cotidiano.

O uso da tecnologia na escola é de suma importância no processo de aprendizagem dos alunos, pois pode servir como instrumento para motivar os alunos no estudo. Percebe-se que existem algumas vantagens ao se utilizar a tecnologia na escola tais como: facilita o serviço de secretaria, oferece um acervo de conhecimentos, serve como recurso lúdico, etc. Assim acredito que as desvantagens seria a facilidade de acervo dos alunos referente aos conteúdos, pois muitas vezes estes preferem usar somente a tecnologia e deixam de lado os livros.

Neste sentido cabe ao professor saber utilizar a tecnologia apresentando-a como algo que pode ajudar no aprendizado, assim a escola deve proporcionar momentos de estudo para se buscar a melhor forma de utilizá-las.


3- ESTRATÉGIAS METODOLOGICAS PARA O USO DA INFORMÁTICA NA ESCOLA E NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM


  1. Informática na escola- papel e procedimentos da gestão

A informática na escola é uma ferramenta de grande relevância, devido ser um instrumento que pode facilitar em todo o contexto educacional.

Nesta perspectiva, seria importante antes de contemplar a utilização da informática no contexto escolar, oferecer momentos de formação para os professores em atuação, visto ser o educador um dos responsáveis pela transmissão de conhecimentos, tendo domínio em sua ação.

Assim, nesta escola informatizada seria importante implantaria no setor administrativo esse tal poderoso recursos, com o objetivo de melhorar nas atividades, onde professores, direção e aluno terão benefícios, bem como no setor pedagógico no sentido destes recursos servirem como motivadores no ato de aprender, ou seja, os alunos se sentiriam em contato com o saber, pois a partir disto o professor poderia unir os conteúdos estudados em sala com a tecnologia como ferramenta no processo ensino- aprendizagem.


3.2 Informática na sala de aula - uso pessoal e didático pelo professor


Formação / aperfeiçoamento do professor


Proinfantil


O proinfantil é um curso em nível médio a distância, na modalidade normal. É destinado aos professores da educação infantil em exercício das escolas municipais, estaduais e de escolas privadas sem fins lucrativos, comunitárias filantrópicas ou confessionais, conveniadas ou não.


Forma de utilização:


- Promover reuniões mensais, onde se realizará estudos, troca de conhecimentos, entrega de materiais para ser estudado tanto no próprio local, como em casa.

- Em cada reunião os professores deverão apresentar em forma de seminário o que aprendeu durante o mês.

- Promover momentos de estágio em campo


TV Escola


A TV Escola é um canal de televisão do Ministério da Educação que capacita, aperfeiçoa e atualiza educadores da rede pública, afim de proporcionar melhoria na Educação escolar, pois os professores poderão utilizá-lo no enriquecimento do processo de ensino-aprendizagem dos alunos.


Forma de utilização:


-Promover encontros mensais, onde os professores em conjunto realizariam debates sobre o assunto em estudo para fortalecer seu aprendizado.

- Em cada encontro um professor da equipe deverá ser o responsável pela reunião, cabendo a este dirigir todo o momento.

- Ao final da reunião os professores deverão selecionar materiais para ser trabalhado em sala.


Recurso didático - pedagógico


Proinfo


Proinfo é um programa Nacional de Tecnologia Educacional que visa promover o uso pedagógico das Tecnologias de informação e comunicação nas redes públicas de educação básica.


Forma de utilização:


- Implantar um ambiente tecnológico com computadores e recursos digitais.

- A cada semana os professores devem levar os alunos no ambiente tecnológico disposto, onde será revisado o conteúdo estudado em sala.


Rived


O Rived é um programa da Secretária de Educação a Distância – SEEB, que tem por objetivo a produção de conteúdos pedagógicos digitais, na forma de objetos de aprendizagem, onde se pretende melhorar a aprendizagem das disciplinas da educação básica e a formação cidadã do aluno.


Forma de utilização:


- O professor pode a cada semana levar o aluno ao laboratório para acessar o programa e pesquisar sobre o conteúdo que mais lhe chamou atenção.


3.3 Internet como recurso didático-metodológico

O processo de ensino-aprendizagem passa por novos desafios, isto devido à chegada da Internet. Assim a Internet pode ajudar o professor a preparar melhor sua aula, ampliar sua forma de lecionar, modificar o processo de avaliação e de comunicação com o aluno e com os seus colegas, ou seja, é notório que estamos vivendo em uma sociedade de mudanças que conseqüentemente afeta a educação.

É visível que o conceito de aula está mudando, pois aos poucos tem se analisado que mesmo distante o processo de aprendizagem pode acontecer, onde cabe a cada professor pensar em como ministrar sua aula, ou seja, de confrontar com a necessidade de reorganizar o processo de ensinar.

As tecnologias podem nos ajudar mais educar é aprender a gerenciar um conjunto de informações e torná-las algo significativo para cada um de nós, isto é, o conhecimento, educar também é gerenciar valores, assim educar também é aprender a gerenciar tecnologias, tanto de informações quanto de comunicação, pois o conhecimento não se dá pela quantidade de acesso se dá pelo olhar integrador pala forma de rever com profundidade as mesmas coisas.

Portanto, o grande desafio é integrar as tecnologias em projetos pedagógicas inovadores e participativos. A função do professor é estimular a pesquisa, propor situações, buscar experiências com os alunos pela internet, na sala de aula, etc. É necessário que o professor tente mudar o que lhes for possível tornar de alguma forma suas aulas mais participativas, incentivar os alunos a se tornarem pesquisadores com as tecnologias disponíveis, jornal, televisão, vídeo, gravador, etc.

É importante planejar as aulas no processo continuo de pesquisa e de comunicação no qual se equilibra planejamento com criatividade.

Para ensinar é necessário que o professor conheça seus alunos, como eles são, o que querem para a partir daí propor algumas atividades como usar a internet como pesquisa, criação de paginas, etc.

A avaliação no processo de ensinar e aprender com a internet tem que ser realizada de forma mais participativa, pois a motivação dos alunos aumenta, se estes forem estimulados, assim o professor precisa ter muita flexibilidade e capacidade de adaptação no processo.

A internet trás a idéia de modernidade, esta contribui para o desenvolvimento da escrita, pois os alunos lêem e escrevem muito, assim percebe-se que não temos profissionais bem preparados, as empresas buscam profissionais da educação e da informação bem capacitados que tenham visão inovadora e capacidade de mediação fazendo ponte entre informação e as organizações.

É fato que os alunos perdem muito tempo, abre muitas paginas ao mesmo tempo, faz confusão entre quantidade com qualidade, quantidade de paginas com conhecimentos, alguns preferem aulas tradicionais, onde ficam só ouvindo o professor.

Portanto, conclui-se que o processo de aprendizagem não se faz só na escola em quatro paredes, mais sim fundamentalmente na vida. A escola serve para organizar algumas áreas do conhecimento, mas é na vida que aprendemos mais, ou seja, que vamos adquirindo a visão de totalidade.


4 – CONCLUSÃO


Acredito que a realização deste trabalho muito contribuiu na minha formação acadêmica, pois obtive alguns conhecimentos que não tinha acesso. A elaboração contou com muito esforço e dedicação, pois para a concretização do mesmo foram necessários vários momentos de estudo e de sistematização dos mesmos.

Concluindo posso dizer que com a elaboração deste trabalho, enriqueci minha visão sobre tecnologia na escola, e a contribuição de tais conhecimentos serão de extrema relevância para um futuro próximo, pois, a conscientização dos alunos sobre a importância desse recurso tão valioso, é preciso na atualidade.




Um comentário:

Arlete disse...

Ok Ana Lucia, sem blog está bem legal, faço apenas algumas observações:
• Você incluiu um enunciado no seu texto, sem fazer a devida articulação com as idéias que vinha discutindo de forma muito interessante, por sinal. Os dois primeiros parágrafos do segundo tópico está uma repetição dos últimos da introdução.
• Seu blog tem boas produções. Sugiro que faça nas mesmas uma revisão textual, principalmente no que se refere a questão ortográfica. Sugiro ainda que organize sua lista de blog e insira novos elementos no mesmo, como, por exemplo, imagens.

Sucesso!